quarta-feira, julho 29, 2009

O inquérito da santinha

Maria José Morgado abriu ontem um inquérito ao que se passou no Hospital de Santa Maria.
Os Portugueses podem e devem esperar 4 anos de investigação;
vinte e três anúncios de que falará no final - o segredo de justiça assim diz;
que irá abrir 439 inquéritos;
cento e nove denúncias sobre "corrupção" dos médicos; uma grosa de aberturas de telejornais sobre a situação» da cadela do Sócrates;
duas centenas de entrevistas sobre os "negócios das farmácias";
e vinte e seis ameaças de comunicados;
trezentos e vinte e seis ameaças de pronuncio de NADA e coisa nenhuma;
E, no fim, a dama vai sair airosa e fresca como a Leonor.
Com o marido a dizer que não há meios nem meias para tantos sapatos!! Ou será para tantos pés?
E, surgirá finalmente, ao fim de 4 séculos, o veredicto nacional de circunstância: OS DOENTES CEGARAM-SE A SI PRÓPRIOS!!!
Paz à sua alma ... justiceira!!!
Amém!!!

Leite e os ricos

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou que não deve haver “uma perseguição social aos supostos ricos”. Ferreira Leite disse discordar da “dicotomia ricos/pobres” e que “mal vai o país se começa a olhar para os ricos com olhos de menos consideração”.
A presidente do PSD afirmou ainda que “é bom que os ricos dêem muitas festas”.
“Uma coisa é a solidariedade em relação aos que precisam, a distribuição de rendimentos mais eficaz, outra é haver uma quase perseguição social aos supostos ricos”, disse Manuela Ferreira Leite num seminário organizado pelo Semanário Económico.
Ao dar exemplos para fundamentar a sua opinião, Manuela Ferreira Leite afirmou ainda sobre os detentores da riqueza que “não lhes tirava o dinheiro antes de comprarem o iate”.
Já em Fevereiro deste ano a presidente do PSD tinha afirmado, numa frase que aparece incluída numa lista de “gaffes” de Manuela Ferreira Leite em vários blogues, que “não está definida a concepção de rico”.
Nessa altura disse que “onde está a receita não é nas classes mais elevadas em termos de rendimento, onde está a receita é no centro”.
Este PSD da Leite só mesmo para rir.
Então é bom que os ricos deêm muitas festas!!!
Todos para casa da Leite, já!!! Vamos para as festas!!!
Festas de carida, não é Dona Leite? Caridadezinha com a canasta e o chá das tiazinhas!!!
Essa da Dona não saber a «concepção» de rico diz TUDO!!!
Saberá a dama que há pobres???
Ou será apenas uma miragem??
Talvez no discurso da dama só «entre» gente de bem!!!
A dama que se cuide....

domingo, julho 26, 2009

Projectar

O PS já «escolheu» o cabeça de lista às legislativas pelo círculo da Guarda.
Nada mais, nada menos que Francisco Assis.
Depois de discussões intestinas, bem acesas, pelos tachos, entre os socialistas da Guarda, eis que, Sócrates IMPÔS Francisco Assis!!
O líder do Grupo Parlamentar do PS, Alberto Martins, explicou que a escolha de Francisco Assis para cabeça-de-lista pela Guarda nas próximas Eleições Legislativas foi uma indicação de José Sócrates para "projectar a intervenção" do antigo eurodeputado.
Já tivemos a inspiração agora temos a projecção.
Tudo a terminar em «ão» como apagão, por exemplo!!
Ou seja, só conversa da treta.
Mas, será «Indicação»?? Ou antes IMPOSIÇÃO.
Para que as hostes não ficassem revoltadas, nem alteradas muito menos de trombas, o «chefe» indicou.
Assim, Sócrates calou e acalmou, para já, as ganâncias tachistas dos «sócretinos».
Os tachos camarários já não chegam.
São precisos outros e muitos mais..........tachos.
Mas, no fim de contas ser presidente da «Federação» dos «sócias» ainda dá lugar a ser segundo da lista e a determinar quem «vai» nos outros lugares.
Quem perdeu foi a concelhia do PS da Guarda.
Será que a seguir vem aí o lugar de secretário de estado ou de ministro para algum incompetente da Guarda?
Logo se verá.
Primeiro é preciso que o senhor «reizinho» ganhe as eleições.
Até lá só tem o voto «dele» e dos «acólitos» papadores dos tachos, isto se não se enganarem a votar, claro está!!!

sexta-feira, julho 24, 2009

Vergonhoso

O PSD mudou o seu voto e juntou-se ao PS para aprovar na especialidade o regime jurídico do trabalho no domicílio, que permite que menores de 16 anos realizem "trabalhos leves" desde que tenham concluído a escolaridade obrigatória.

O CDS-PP absteve-se!!!
O Bloco de Esquerda, PCP e Verdes votaram contra.
Na votação na generalidade, a 10 de Julho, o PS votara sozinho.
Seguindo as normas do código do trabalho, o projecto aprovado reitera a possibilidade de menores, com menos de 16 anos, poderem executar trabalho domiciliário desde que tenham a escolaridade obrigatória.
Assim, adolescentes que tenham 14 ou 15 anos (idade de conclusão da escolaridade obrigatória caso não tenham chumbado) podem sujeitar-se a trabalho no domicílio.
Ao aprovar na generalidade o seu projecto, o PS rejeitou uma iniciativa bloquista que pretendia alterar o Código do Trabalho para "assegurar uma melhor protecção do trabalho de menores" e que colocava os 16 anos como idade mínima para o trabalho de menores.
Em Junho, durante o debate da moção de censura do CDS-PP ao Governo, Francisco Louçã acusara o primeiro-ministro, José Sócrates, de apresentar um diploma que permite o trabalho domiciliário "a crianças de 14 anos".
Na altura, Sócrates garantiu que "nunca o PS apresentou um projecto" que permitisse isso, acusando Louçã de estar a fazer "demagogia".
"Nunca o PS apresentou projecto nenhum que permite isso, nunca, em nenhuma circunstância, e o senhor deputado está propositadamente e de forma demagógica a interpretar mal a iniciativa política do PS", declarou Sócrates, que criticou Francisco Louçã por vir ao Parlamento "de forma ridícula pretender que há um projecto de lei do PS que vai obrigar ou permitir crianças de 14 anos a trabalhar" e disse "não se recordar de outra legislatura que tenha progredido tanto em matéria de protecção social" como a deste governo.
No último dia da legislatura, o projecto foi aprovado.

Afinal houve aqui alguém que MENTIU descaradamente
Já não admira.
Que diferença fará à escumalha que uma criança de 14 anos tenha a escolaridade obrigatória? Esse facto dá-lhe o direito a trabalhar??
Um jovem de 14 anos é uma criança.
Sabiam seus imbecis???

Definição de criança
A criança é definida como todo o ser humano com menos de dezoito anos, excepto se a lei nacional confere a maioridade mais cedo.

E, na Convenção sobre os Direitos da Criança diz-se explicitamente:
«Todas as crianças têm o direito inerente à vida, e o Estado tem obrigação de assegurar a sobrevivência e desenvolvimento da criança

Trabalhe a escumalha para que os DIREITOS DA CRIANÇA sejam aplicados e não mandem trabalhar as crianças.
VERGONHA!!!

quarta-feira, julho 22, 2009

A pedrada

Os guardenses foram mais uma vez confrontados com uma notícia envolvendo o estafado tema do hospital da Guarda.
A construtora Casal, no exercício de um direito legal, requereu junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco a impugnação da decisão do júri do concurso referente à ampliação do Hospital Sousa Martins.

Quem já esqueceu a recente visita do primeiro-ministro, em vésperas de um importante acto eleitoral, expressamente para lançamento da primeira pedra da mais que prometida obra? Para espanto geral só agora ficámos a saber que a providência cautelar interposta pela construtora Casal deu entrada três dias antes da celebração do contrato com a Hagen/Edifer, facto esse que não podia ser do desconhecimento da ministra da Saúde e do primeiro-ministro aquando da sua recente deslocação à Guarda.

Fica assim patente o apetite do partido socialista e do governo que suporta por cerimónias de circunstância, ainda que a oportunidade das mesmas possa vir a ser colocada em causa pelos Tribunais. O resultado das eleições europeias não augura um bom sucesso a este género de prática política, mas é ainda assim legítimo que nos questionemos sobre a eficácia de tal lição junto de quem tem o péssimo hábito de brincar com coisas sérias, como é o caso da saúde dos guardenses. Tais dúvidas decorrem, muito naturalmente, do facto de ser impossível ao partido socialista e ao governo combater a ideia de que tudo foi feito para que a existência de tal providência cautelar não fosse atempadamente conhecida da população, atrapalhando desse modo a desesperadamente necessária “inauguração” de obra por fazer…

Importa ainda chamar a atenção dos guardenses para a possibilidade, conferida pela Lei, de a aludida providência cautelar vir a ter algum tipo de consequência, eventualmente traduzida em mais atrasos na prossecução de uma obra há muito desejada pelos guardenses, e tantas vezes prometida por tanta gente. Independentemente dos custos – financeiros e não só – que tais desenvolvimentos possam acarretar à população do distrito da Guarda, é imperativo reflectir no sentido de responsabilidade de quem aceitou lançar uma primeira pedra (em período de campanha eleitoral…) de uma obra que sabia à data estar sujeita a decisão judicial pendente.

Esta forma de governar, bem como a mentalidade que lhe está subjacente, explicam a situação a que o país chegou, com as consequências que todos conhecemos, nomeadamente no que respeita à saúde dos guardenses, ou à falta dela.

É lamentável que a coisa pública seja usada pelos mesmos de sempre para simples exercício de propaganda, de que é exemplo adicional a afixação de um cartaz pago pelo erário público numa das paredes do hospital, profusamente iluminado durante a noite num local que há anos permanece virtualmente às escuras perante a indiferença de quem é suposto governar!

Há muito que os guardenses se habituaram à demagogia profusamente derramada à custa do prometido hospital da Guarda. O mais elementar respeito pela democracia e pelos cidadãos aconselharia a um primeiro-ministro de um país que se anuncia todos os dias como moderno, que tomasse uns caldinhos de galinha sempre que se perspectivasse uma batalha judicial a respeito de uma obra tão importante para a nossa população.

Mas infelizmente os acontecimentos vieram demonstrar que continuamos a ter apenas direito a mais do mesmo, já que do prometido hospital só é visível o lançamento de uma pedra, de algumas vedações manhosas, e de uma providência cautelar. O partido socialista não conseguiu, mais uma vez, resistir à doença dos apetites eleitoralistas. Tal doença, que se tornou crónica, necessita de tratamento urgente, o qual não poderá infelizmente ser dispensado num hospital que o partido socialista prometeu aos quatro ventos mas que foi incapaz de construir numa legislatura de maioria absoluta.

Aos guardenses não pode deixar de fazer confusão que quem se propõe construir projectos megalómanos tenha sido incapaz de, em quatro anos, ampliar simplesmente o nosso hospital…

Não há desculpas para tal comportamento. É por isso necessário que os guardenses reflictam nestes métodos recorridos pelo partido socialista, insensíveis ao longo sofrimento dos guardenses, e que sejam eles próprios a dar cura a este mal nas duas eleições que se avizinham.


Uma pedrada!!!

Défice sobe para 40 milhões/dia


Portugal "bateu no fundo".

Foi com estas palavras que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, descreveu ontem o agravamento do défice do subsector Estado, que atingiu os 7,3 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano.
Isto significa um défice de 40,5 milhões de euros por dia.
De acordo com a Direcção-Geral do Orçamento, o défice quase quadruplicou nos primeiros seis meses do ano, com um agravamento de 5,4 mil milhões de euros, face ao mesmo período do ano passado.
Situação que se deveu à quebra acentuada das receitas fiscais e ao aumento da despesa.
Só as receitas fiscais, que ascenderam a 13,8 mil milhões de euros, registaram uma quebra de 21,6%, influenciada pelo aumento dos reembolsos do IVA e do IRS e pela redução do IVA de 21% para 20%.
A despesa, que se situou nos 23,4 mil milhões, aumentou 5,4%, devido aos programas de apoio ao emprego e investimento e ao pagamento de dívidas de organismos públicos aos credores. No caso das despesas da Segurança Social, que aumentaram 10,6%, há que sublinhar os custos com os subsídios de desemprego, que dispararam 24%.
O ministro Teixeira dos Santos assegurou que as contas públicas estão controladas(??) e apontou uma recuperação(??) já a partir deste mês.
O ministro rejeitou ainda um aumento de impostos ou um orçamento rectificativo para corrigir o aumento do défice.

Será que esta notícia não preocupa os Portugueses?
Acordem.
Com a conversa, fiada, da retoma vão enganando os TOLOS!!!
Quem ainda pode votar nesta gente?
Nestes e nos outros da Leite?
Tudo boa gente, então não é?
Enquanto tudo isto acontece, por cá, na Guarda, com as festas, ditas da cidade, gastam-se 15 mil euros/dia.
Onde vamos parar???

Apontar é feio....


Lá dizia a minha avó:«apontar é feio»!!
Só que o apontar deste é outro.
Gosto particularmente desta foto.
Não sei o porquê.
Mas que gosto, gosto.
Aponta pelintra....

Pai já sou arguido, outra vez!!

A investigação do caso BPN resultou na abertura de mais um processo ao ex-conselheiro de Estado e ex-ministro Dias Loureiro.
Depois de ter sido constituído arguido por fraude fiscal, burla e lavagem de dinheiro, o Ministério Público acusa-o agora de corrupção, por ter recebido comissões no âmbito da venda de uma empresa de José Roquette.
O Ministério Público abriu um novo processo contra Manuel Dias Loureiro, ex-administrador do Grupo SLN, no âmbito da investigação do caso BPN.
Dias Loureiro é acusado de recebimento de “luvas” na venda da Plêiade à SLN.
O inquérito em curso acrescenta-se assim a um outro em que Dias Loureiro foi constituído arguido, relativo à compra e venda da empresa porto-riquenha Biometrics, em que é acusado de fraude fiscal, burla agravada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais. O crime de corrupção acrescenta-se agora à lista.
Segundo adianta hoje o Diário Económico, o ex-conselheiro de Estado é suspeito de receber comissões no início da década na sequência da venda da empresa de José Roquette.
Dias Loureiro diz(??) ter tido uma participação nessa empresa de 15%.
Será que o ex-ministro de Cavaco ainda se lembra?
O negócio da venda da Plêiade à SLN por 55 milhões de euros terá rendido ao ex-conselheiro de Estado 8,2 milhões de euros.
Era a minha parte no negócio”, disse Dias Loureiro à RTP numa entrevista em Novembro do ano passado.
Mas o Ministério Público não aceita essa justificação para os dinheiros recebidos pelo ex-administrador do grupo SLN/BPN e suspeita que Loureiro nunca foi accionista.
A Plêiade é um grupo dedicado a infraestruturas e energia (com investimentos no Norte de África) que estava nas mãos do empresário José Roquette.
O Diário Económico revela que, segundo testemunhos dados ao Ministério Público, havia sido prometido a Dias Loureiro um lugar na empresa quando saísse do Governo, o que acabou por acontecer em 1995.
Em 2000 a Plêiade é vendida ao grupo SLN. Dias Loureiro diz ter vendido as acções da SLN em 2003, mantendo-se como administrador não executivo até 2005.
Uma fonte judicial citada pelo Diário Económico revelou que as provas das ilegalidades “estão na posse do Ministério Público, após a documentação apreendida durante as buscas realizadas a Dias Loureiro no final da semana passada”.

Ligações perigosas entre poderes!!!
Tudo boa gente, claro!!!

terça-feira, julho 21, 2009

E vai mais um!!!

Ex-ministro suspeito de burla de 74 milhões.
O ex-ministro da Saúde, do governo de Cavaco, Arlindo Carvalho foi indiciado por burla, fraude fiscal e abuso de confiança, num negócio que envolve mais de 74 milhões de euros, e foi ontem presente ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial.
No entanto, e porque o seu depoimento tinha de ser posto em confronto com o do empresário José Neto, o interrogatório ao ex-governante foi adiado.
Deverá começar a ser ouvido mais tarde, na mesma altura em que também irá a tribunal Coelho Marinho, ex-administrador do grupo BPN.
Ou seja, a festa ainda só agora começou.
Mas, haverá arrematação de ofertas???
Duvida-se!!!
74 milhões dará direito a julgamento???
Ou será que este caso vai servir de moeda de troca para outros casos?
É que ....... já se comenta que tudo não passa de foguetes.
Casos entre PS e PSD são mais que muitos, em especial, como moeda de troca.
Na Guarda já conhecemos alguns.
Não é???

Pinho não é único

Manuel Pinho o ex do (des)governo de Sócrates, como foi noticiado, convidou os «amigos» para um jantar.
Só que esqueceu-se de pagar a .... CONTA!!!
Mas, por cá, na Guarda, há um jantar por pagar da campanha do Vital Moreira, às Europeias.
Quem está a «arder» é o dono do restaurante que não sabe a quem enviar a ... factura!!!

Pois é, será que algum instituto ou fundação a quer pagar?
Como vem sendo hábito, por estas paragens:
« O Senhor Presidente tem o prazer de o convidar para um jantar ....».
Quem paga?
OS CONTRIBUINTES, só que quem convida é o presidente!!!
Entendido?
É a crise.......mas de princípios.

quinta-feira, julho 16, 2009

Quem avisa......

Depois das escolas; depois dos falsos moralistas; depois das tiazinhas do burgo eis que..... uma nota interna intitulada "Informação orientadora de vestuário profissional", distribuída na empresa PT Pro (ligada ao grupo PT) e divulgada na imprensa impõe a forma como os trabalhadores se devem vestir quando estão ao serviço, entre segunda e quinta feira.
Ou seja, a empresa PT Pro, do grupo PT, impõe normas de vestuário que incluem a proibição de minissaias ou calças descaídas.
De acordo com estas orientações, cada trabalhador deve vestir "de formas sóbria e formal" e de "nunca descuidar a aparência", uma vez que "uma imagem cuidada é fundamental para o estabelecimento de uma relação de confiança e para uma boa receptividade dos serviços" prestados.
Assim, os trabalhadores da PT Pro não devem usar minissaias, calças "de cintura muito descaída", jardineiras, chinelos ou ténis.
Mas, às sextas feiras, dia do "Business Casual" (??), é recomendada a utilização de calças de ganga, pólos e camisas.
Onde é que vamos mesmo parar?
Depois da «falhada» compra da Media Capital por parte da PT, com o Sócrates pelo meio, surge agora a tentativa de IMPOSIÇÃO da forma de vestir dos trabalhadores.
Só controlo......
De controlo em controlo até à DITADURA!!!

Continuidade em ...serviço

Já aqui escrevemos sobre as «promoções» da nora da Governadora Civil da Guarda, na escola superior de saúde.
«Promoções» meteóricas.
O que não foi dito, nesse post é que a dita «nora» é licenciada em sivicultura.
Um lapso da nossa parte, claro está!!!
Agora, responda quem souber: o que faz uma sivicultura numa escola de saúde???
Pois é, coisas de plantações!!!

terça-feira, julho 07, 2009

Vamos lá às avenças!!!
Mas que concórdias senhor Sócrates??
Estas:
Ou será que andam por aí, no concelho da Guarda, avenças bem curiosas???
Serão aquelas que ameaçam cidadãos com a GNR, pelo simples facto de mostrarem, civilizadamente, a sua indignação pela arrogância, prepotência e tachos distribuídos pelos amigos do PS??
A forma de fazer política do Sócrates também faz escola aqui pela Guarda!!!
Eles andam por aí a espalhar o medo!!!

segunda-feira, julho 06, 2009

No covil dos lobos, não há ateus!

Passado o tempo das cerejas, com as eleições europeias, surge a época dos santos, ditos populares, com sardinha assada e pimentos a gosto do freguês.
Só que, neste arraial a raia miúda não entra. Assiste, expectante, ao “forró dos caretos” do costume.
Confirmou-se que durante oito anos, entre 1999 e 2007, cinco membros do Conselho de Administração do BCP conseguiram esconder um esquema de manipulação de acções que, de acordo com a acusação do Ministério Público, causou um prejuízo de 600 milhões de euros ao banco. Cinco administradores do topo da hierarquia são acusados de manipulação de mercado, falsificação da contabilidade e burla qualificada.
A desvalorização dos títulos nunca foi devidamente contabilizada pelo BCP, que escondeu os prejuízos, razão pela qual, os ex-administradores podem vir a responder pelo crime de falsificação da contabilidade.
Só que, neste nosso querido Portugal, para alguns o crime compensa.Ao esconderem os prejuízos, os cinco ex-responsáveis puderam receber 24 milhões de euros em prémios de gestão, e daí a acusação de burla.Recorde-se que, no parlamento foi criada uma comissão de inquérito para apurar a verdade sobre o caso BCP. Mas muitas das perguntas ficaram sem resposta, porque os principais responsáveis pelas fraudes escudaram-se no segredo profissional ou de justiça para justificar o silêncio face ao parlamento. Bloco de Esquerda e PCP exigiram o levantamento do sigilo profissional mas PS e PSD opuseram-se, impedindo a investigação de ir até ao fim. O processo teve início em Dezembro de 2007 e só agora, uma ano e meio depois, foram deduzidas acusações.
Tempo de mais!!!
E, para quando o julgamento?
Talvez para outros tempos de folias.
Acredita-se e credita-se nas contas da justiça mas mais e mais nas outras, dos paraísos fiscais, ilhas Cayman e off-shores. Os do costume, BCP, PPN e BPP!!!
Só que o País vai agonizando.
Ficou-se a saber, que Portugal é o país da União Europeia onde a taxa de mortalidade das empresas é mais elevada. A vontade de ter um negócio próprio é grande, mas a realidade mostra que apenas 30% das empresas se mantém em actividade no fim do primeiro ano de vida.
Os números sobre a criação de novas empresas mostram que Portugal é o terceiro país da União Europeia com a mais elevada taxa de natalidade empresarial (14,2%), mas mostram igualmente que a taxa de mortalidade (encerramentos) é a mais alta (14,8%), por comparação com a realidade dos 18 estados-membros para os quais existem dados semelhantes.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística confirmam a fragilidade estrutural da nossa economia e, nalguns casos, o parasitismo e oportunismo de muitos que olham mais para os apoios e menos para consecução das práticas empresariais.
A crise não explica tudo!!
As desigualdades sociais determinam que se ocupe a cauda da tabela europeia de bem-estar infantil. Vergonha nacional!
Portugal ocupa os últimos lugares entre os países europeus, relativamente ao bem-estar infantil. Em termos de Educação somos mesmo a terceira pior nação. Os apoios apenas conseguem eliminar 5% da pobreza infantil que era de 21% em 2006. Segundo o estudo que utiliza dados oficiais da União Europeia, a pobreza atinge mais os jovens entre os 0 e os 17 anos do que a população em geral.
O estudo indica que, em 2006, ainda antes de entrar em cena a crise económica que actualmente atravessamos, existiam 21% de crianças a viver abaixo do limiar da pobreza - em lares com menos de 60% do rendimento médio nacional, mesmo após a obtenção de apoios e subsídios.
Ainda de acordo com os dados do trabalho, perto de um terço das crianças portuguesas habita em lares com falta de bens consumíveis e 39% vivem com constrangimentos financeiros.
A isto chama-se convergir? Convergir com países do oitavo mundo?
Mas, se a nível nacional o descalabro social é o conhecido, que dizer dos números assustadores do aumento das famílias carenciadas no distrito da Guarda?
Segundo dados publicados pela comunicação social regional, verificou-se um aumento de 16% no número de famílias a receberem o Rendimento Social de Inserção (RSI) no nosso distrito. O número de pessoas a recorrer à Caritas Diocesana da Guarda, à procura de alimentação, roupa e ajuda financeira, duplicou desde Novembro do ano passado.
A situação é de tal ordem que, a manter-se esta tendência, a instituição poderá não conseguir dar resposta a todas as solicitações e esgotar os seus recursos.
A Guarda aparece como um dos casos mais preocupantes a nível nacional, registando das mais graves situações de pobreza.
A explicação para estes números estará no desemprego que atinge muitas famílias na região.
Esta é a realidade social que alguns pretendem escamotear.
Nela se inclui, obviamente, um poder local que tem miragens, que se deveria comprometer com o desenvolvimento de toda uma população, forja na economia doméstica “virtuosas” dívidas de milhões de euros.
Esta dissimulada economia doméstica, completamente falida e incoerente, “virtuosamente” estéril, escandalosa na sabotagem dos sonhos de vida e de futuro de um povo e de um concelho.
Uma classe política que constrói castelos de cartas com a vinda de secretários, secretárias das secretárias e até um primeiro-ministro que perde tempo a «colocar» uma pedra, num hospital que de remendo em remendo, já se não reconhece o pano original.
Não o prazer, não a glória, não o poder: a liberdade, unicamente a liberdade, in Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.

Artigo publicado no jornal «O Interior», no dia 2 de Julho 2009.

As tricas


Na Assembleia Municipal de Famalicão, no período «chamado» de antes da ordem do dia, houve tricas e futricas.
Um deputado do PSD, achou por bem, segundo ele, apresentar um voto de louvor aos jardineiros da Câmara da Guarda por, na óptica do senhor, cuidarem das flores e canteiros que embelezam os poucos jardins da cidade!!!
Mas, atentos às futricas, logo surge uma deputada do PS a contrapor ao argumento do deputado laranja.
Que não, e que não pois não são só os jardineiros que desempenham cabalmente as funções na Câmara.
TODOS, mas TODOS os funcionários da Câmara, segundo a deputada rosa, o fazem zelosamente e, vai daí apresenta um louvor GERAL a todos os funcionários!!!
Esgrimam-se argumentos e mais argumentos. Ditos e mais ditos!!!
E, com tudo isto, lá se vai mais de uma hora dos trabalhos a discutir louvores!!!
Ou seja, o cidadão que espera que sejam, seriamente, discutidos assuntos prementes para o seu concelho, pode com razão agoniar com tais desplantes bacocos.
Os deputados rosa e laranja entretêm-se a retirar dividendos de um louvor que, pode ser muito importante em época de eleições.
Enquanto se trata de louvores, esquecem-se outros problemas, a alienação completa.
Ora louvem-se a todos e uns aos outros no que quiserem e quando quiserem.
Louva-a-Deus ou à santa comandita que vai precisar dos votinhos na cremesse do santinho da aldeia.
Que o Cova de Onde agradece reconhecidamente.
A bem da Nação deles, pois bem!!!

O que não se diz da Assembleia Municipal

No dia 30 de Junho a «corte» foi até terras de Famalicão da Serra.
Ou seja, a Assembleia Municipal da Guarda reuniu na sede de freguesia de Famalicão.
Pretexto - publicidade à «obra» do PS que mandou construir naquela povoação uma Casa da Cultura.

Texto - reunião.

Não somos contra a construção de espaços de cultura, se for esse o objectivo, nas várias freguesias do concelho da Guarda. Só que, as construções são sempre feitas nas freguesias da cor do PS e continuam a servir «interesses» de uns quantos.
Para quando espaços iguais em freguesias com iguais condições de animação, cultura e dinamismo cultural?
Não será nos tempos mais próximos, com toda a certeza!!!
Voltemos à «corte»!!!
Depois da ordem de trabalhos veio o repasto.
Quer dizer, houve repasto para alguns porque outros com coluna vertebral disseram NÃO ao convite.
Haja decência e carácter!!!
Uma Câmara que quando abre a boca é para dizer que não faz mais obra porque não tem dinheiro!!! Que aumenta incomensuravelmente a dívida municipal. Que aumenta os impostos, taxas e outros serviços!!!
Dá-se ao desplante de, num acto de profundo atentado às condições de vida dos guardenses, «convidar» os deputados para um repasto!!!
Nós dissemos NÃO!!!
Os impostos que os portugueses pagam não devem servir para jantares de uma casta.
Não há almoços grátis, muito menos jantares!!!
E já agora mudem a semântica do texto.
Nestes casos, ninguém convida ninguém.
QUEM PAGA É O ORÇAMENTO DE ESTADO, OU SEJA OS PORTUGUESES QUE PAGAM IMPOSTOS.

domingo, julho 05, 2009

Allportugal

Afinal o Allgarve do Pinho deu em mais e muito mais.
Permitiu que o o nosso País ficasse conhecido por esse mundo fora!!!
Ao Pinho devemos tal feito e obra.
Não se esqueçam de o condecorar no dia 10 de Junho.
Avancem já os abaixo-assinados, petições e requerimentos para que o Pinho venha a ser condecorado com a torre e garrafão da Idiotice.
Vejam só (se tiverem pachorra!!) os sítios onde o nome do País já anda:

Pinho, o país do Sócrates agradece-te reconhecidamente a publicidade aos bois e vacas portugueses.
Ainda dizem que o governo não faz nada pela agricultura portuguesa?
Pinho para o panteão nacional, JÁ!!!

Afinal há chavelhos

Ainda os cornos do Pinho davam que falar e, já o dito ex-ministro recebia o convite de Joe Berardo para o «cargo» de administrador da Fundação do comendador.

E todos a pensar que o Pinho ia ser nomeado administrador do campo pequeno ou de uma qualquer ganadaria.
Afinal, pimba, administrador da fundação.
A mesma fundação que vendeu, ao governo incompetente do Sócrates, uma colecção de carteiras fósforos a preços interessantes para o comendador e pouco convidativos para os cofres do Estado.
Pois é!!!
Administrador - lugar já prometido ao Pinho, via conversa telefónica com a mulher do mesmo, dado que o ex estava na privada e não pode atender o «amigo» Joe!!
Fontes geralmente bem informadas dizem que Pinho não pode assumir, por enquanto a OPA da fundação, dado que vai participar em Pamplona, nas célebres festas de Sanfermín.
Obrigações de ocasião e de profissionalismo de estado ou será antes do estado??!!

Os cornos do Pinho

Alguns comentadores, ditos fazedores-de-opinião, e não mais do que isso, andam a espalhar a mensagem de que Sócrates e o PS não vão «sofrer» com o acto do Pinho.
Das duas uma: ou os ditos fazedores do caldo querem fazer dos Portugueses uns papalvos e fazem crer que os «cornos» são um gesto impensável devidos a noites sem dormir.
Mas, quem manda o Pinho andar a fzer corridas na auto-estrada e a ir às discotecas beber uns copos??
Ou então, os ditos fazedores só querem fazer esquecer o «acto» dada tanta incompetência, desnorte e arrogância dos ministros deste governo de Sócrates.
Pinho, ficará na estória trágico-comediante do governo do Sócrates como o ministro dos chavelhos.
Chavelhos quando anunciou o fim da crise;
Chavelhos quando foi à feira de Roma comprar sapatos, numa aeronave alugada com o nosso dinheiro;
Chavelhos quando contratou uma agência internacional para promover a imagem do país, pela módica quantis de 1,4 milhões de euros;
Chavelhos quando quis «vender» mão-de-obra, barata, aos chineses.
Pinho já se foi, para quando os outros?